Manuela do PCdoB derrapa na largada

A candidata do PCdoB à presidência em 2018 tem uma visão educacional tão limitada que mostra a importância de estabelecermos, primeiro, uma agenda de compromissos de governo, para depois discutirmos nomes e apoios.

A julgar pela “visão educacional” da candidata, sua proposta já nasce morta.

“Questionada sobre o que pensa como saída para a Educação, a pré-candidata defendeu um pacto nacional para garantir que nenhuma criança ou adolescente, até os 18 anos, esteja fora de uma sala de aula.

“Temos uma evasão bastante grande das nossas crianças. O Brizola, há muitos anos, já abordava o tema da educação como a principal ferramenta da diminuição da desigualdade social”, lembrou ela, citando ainda o modelo de escola integral, idealizado por Brizola, e posto em prática pela gestão de Flávio Dino (PCdoB) no Maranhão.

“A educação é central para a construção da retomada do crescimento. Por isso, achamos que as universidades e os institutos federais também são estruturantes, porque não temos como garantir essa indústria 4.0, ou seja, a retomada da indústria nacional, se não tivermos escolas técnicas e universidades sintonizados com um projeto de desenvolvimento”, advertiu.”

Leia mais aqui.

Desde Haddad, passando por Mercadante, os pactos estão sendo apresentados como solução. Até o Movimento Todos pela Educação, vinculado às teses da reforma educacional empresarial, concorda com isso. É irritantemente mais do mesmo já visto e revela uma total ausência de compreensão do que está ocorrendo na educação brasileira.

Em um momento que exige definições, este discurso “água com açúcar” mais confunde do que esclarece.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s