Relatório do BM é revisado por Nelson Amaral

Relatório de agências internacionais como o Banco Mundial, é sabido, costumam ser documentos elaborados para provar que suas próprias teses estão certas e devem ser copiadas pelos países. Se não são analisados criteriosamente, passam por verdades, com a pretensão de orientar políticas públicas que convêm aos “avaliadores”.

Acesse o Relatório do BM aqui.

O Professor Nelson Cardoso Amaral, da UFG, revisou o capítulo do relatório que trata da Educação Brasileira e mostra como o documento não reúne condições para ser um bom orientador de políticas públicas. Organizou seus argumentos em um texto chamado:  “Uma análise do documento “Um Ajuste Justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil”.

“O Grupo Banco Mundial divulgou em novembro de 2017 o texto “Um Ajuste Justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil” que, em um de seus capítulos trata da Educação Brasileira e, em especial sobre o seu financiamento. O título do capítulo é: “Gastar mais ou melhor? Eficiência e Equidade da Educação Pública”.

Um exame atento deste capítulo nos permite afirmar que há crassos erros conceituais, inferências sem comprovação e conclusões absurdas que beiram ou chegam à irresponsabilidade. As análises realizadas pelo Banco Mundial possuem cunho absolutamente economicistas e não consideram, em nenhum momento, a complexidade da sociedade brasileira que possui uma das maiores desigualdades do mundo.”

Baixe a íntegra do documento de Nelson Amaral aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Links para pesquisas e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s