Naison: um caminho para o suicídio das crianças

Mark Naison escreve no Blog de Diane Ravitch sobre o ataque feito por um ex-aluno à sua escola, após ser expulso dela um ano antes, em Parkland nos Estados Unidos.

“Da maneira como eu vejo, esse país está no caminho do suicídio.

Em primeiro lugar, as pessoas que moldaram a política educacional neste país, nos últimos vinte anos, fizeram todo o possível para criar mais crianças feridas como Nikolas Cruz.

Eles inundaram as escolas com testes padronizados que empurram toda a alegria para fora das salas de aula.

Para financiar os testes, eles reduziram o serviço de aconselhamento, as bibliotecas, as artes, os esportes, a educação física, todas as atividades nas quais os jovens em dificuldade poderiam encontrar refúgio ou um lugar para se expressar.

Eles privaram cada vez mais estudantes de interações sociais significativas, seja com professores ou com outros, fazendo-os sentar na frente de computadores o dia todo.

Eles adotaram políticas disciplinares de tolerância zero e expulsam os alunos que não podem se adaptar aos testes e aos regimes de punição que dominam cada vez mais escolas.

O resultado é que mais e mais estudantes que têm problemas emocionais ou dificuldades de aprendizagem recebem pouco apoio, pouca orientação e tem poucas formas para expressar suas emoções ou talentos, e são expulsos ou colocados de lado.

E então, se eles ficam bravos, o que há para acolhê-los? Fácil acesso a drogas. Acesso fácil às armas, incluindo armas de assalto.

Estamos criando um exército de parias e depois armando-o até os dentes.

E a menos que façamos algo sobre ambos os problemas, o rígido sistema de educação movido a testes e o fácil acesso a armas, veremos mais e mais atos terríveis de violência em nossas escolas e comunidades.”

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Meritocracia, Responsabilização/accountability, Segregação/exclusão e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s