USA: educação ainda é vista como bem público

No país das mil e uma estratégias para privatizar a educação pública, uma pesquisa surpreende e mostra que os americanos, apesar deste massacre, ainda acreditam que a educação pública fornecida pelas universidades é um “bem público”.

A informação é do blog Inside High Education que afirma:

“A maior parte da discussão política sobre o ensino superior nos dias de hoje se concentra nos ganhos que os indivíduos têm e não nas contribuições que as faculdades e universidades dão à sociedade em geral. Assim, não seria surpreendente descobrir que muitos americanos não atribuiriam grande importância aos argumentos da educação como “bem público”, sobre os quais se baseava grande parte da justificativa do financiamento governamental para o ensino superior.

Mas um novo estudo constata que a maioria dos americanos continua a apoiar o financiamento governamental para o ensino superior e reconhece que as faculdades e universidades desempenham muitos papéis além de ajudá-la (ou aos seus filhos) conseguir um bom emprego ou outro ganho pessoal.”

O estudo realizado por pesquisadores da Teachers College da Universidade de Columbia, chama-se Americans’ Views of Higher Education as a Public and Private Good.

Leia mais aqui.

Acesse o estudo aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Privatização e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s