Está disponível o livro “O Golpe de 2016 e a Educação no Brasil”, organizado por Nora Krawczyk e José Claudinei Lombardi com contribuições de Barnabé Medeiros Filho, Dermeval Saviani, Marcos R. Lima, Débora Mazza, Reginaldo C. Moraes, Roberto Heloani, Evaldo Piolli, Dirce Zan, Nima I. Spigolon, Cristiane Machado, Mara R. M. Jacomeli, Marcia L. A. Souza, Ana L. G. de Faria, Carlos E. A. Miranda e Wenceslao M. de Oliveira Junior.
Baixe aqui.
“O presente livro reúne os textos resultantes das conferências proferidas, ao longo do primeiro semestre de 2018, no curso livre “O golpe de 2016 e a Educação no Brasil”, promovido pela Faculdade de Educação da Unicamp.
Foi uma iniciativa tomada por docentes das mais diversas universidades brasileiras, praticamente em todas as regiões do território nacional, em promoverem cursos e seminários de teor semelhante ao promovido pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília e que, por seu conteúdo e temática, sofreu fortes críticas e ameaça de processo judicial vindas do então Ministro da Educação. […]
O livro aqui apresentado, tal como o curso que lhe deu origem, tem por objetivo […] defender a função fundamental da universidade, tão atacada nos últimos tempos: pesquisar de modo livre, crítico e independente, socializando os conhecimentos e reflexões produzidas através de um ensino público, gratuito, competente e socialmente referenciado. Com o curso livre “O golpe de 2016 e a Educação no Brasil” e agora com o lançamento deste livro, a Faculdade de Educação da Unicamp reafirma, mais uma vez, seu compromisso com a construção de uma sociedade e de uma universidade regida pelo princípio democrático. ”