Giroux: sobre as greves de professores nos USA

No momento em que estamos ingressando em formas mais agressivas de neoliberalismo, é bom examinarmos a experiência de outros países que já enfrentam as consequências destas políticas. Refletindo sobre a greve de Los Angeles, na sequência da onda de manifestações de professores ocorridas nos Estados Unidos durante 2018, Henry Giroux, escreve em Truthout:

“Essa onda de resistência emergiu para contrabalançar a abordagem neoliberal voltada para o mercado na educação, que historicamente atravessou as linhas partidárias tradicionais. As reformas impulsionadas pelo mercado têm sido apoiadas desde a administração Reagan por todos os presidentes e por todas as facções políticas estabelecidas desde os anos 70.
Recusando-se a promover a relação entre educação e democracia, pensamento crítico e cidadania ativa, e rejeitando a conexão entre educação e mudança social e política, os defensores do neoliberalismo enfraqueceram o poder dos professores, atacaram sindicatos de professores, reduziram o ensino a treinamento e implementaram um verdadeiro ataque à imaginação através de métodos para preparar os alunos para os testes e cortar o financiamento para as necessidades básicas da escola. As escolas públicas foram transformadas em escolas charter ou em locais que ajudam na criminalização de estudantes negros e pardos pobres. Além disso, os líderes neoliberais procuraram despojar as escolas do seu potencial antiautoritário e igualitário destinado a ensinar os alunos a viver como cidadãos críticos e informados numa democracia.”

Leia a íntegra aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Escolas Charters, Estreitamento Curricular, Links para pesquisas, Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability, Vouchers e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s