Escolas Charters: documentando o fracasso

Ao longo dos anos este Blog vem apresentando estudos e pesquisas que registram o fracasso sistemático das escolas charters e dos vouchers em países que implementaram estas reformas (veja aqui e aqui).

Agora, Shawgi Tell compilou uma amostra de estudos que atestam o desempenho sofrível das escolas terceirizadas americanas (as escolas charters) operadas por cadeias com e sem fins lucrativos.

Com a coalizão de conservadores e neoliberais no Ministério da Educação, elas devem começar a ser apresentadas ao público brasileiro como uma grande novidade, como já acontece no Estado de Goiás, por exemplo:

Para o autor:

“Muitos outros estudos poderiam ser citados. Além disso, blogueiros sérios, confiáveis e experientes em todos os lugares também estão coletando, arquivando, discutindo e compartilhando extensas evidências sobre os fracassos das escolas charter em muitas outras frentes, e não apenas em relação ao seu fraco desempenho nos testes.”

Leia mais aqui.

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Escolas Charters, Links para pesquisas, Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability, Segregação/exclusão e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário