O mito da escola terceirizada superior à pública

Diane Ravitch divulga um estudo que William J. Gumbert realizou sobre o desempenho de escolas públicas terceirizadas para a iniciativa privada no Texas – “Privately Managed, College Preparatory Charter Schools: A Common Approach and a Common Result – Graduates Underperform in Collegee que sistematicamente documenta que elas têm desempenho inferior às escolas públicas de gestão pública.

Ele conclui:

“Em nossas escolas públicas, os alunos são ensinados a usar o “método científico” para analisar e responder questões. Nesse sentido, os alunos realizam pesquisas extensas, formulam uma hipótese, conduzem um experimento para testar a hipótese, analisam os dados e chegam a uma conclusão baseada em evidências.

No entanto, para estabelecer políticas de educação pública, a Legislatura do Texas não depende de pesquisas para constituir sua hipótese de que as escolas públicas terceirizadas, administradas de forma privada, produzirão melhores resultados para os alunos do que as dos distritos escolares administrados localmente. Nos últimos 25 anos, o estado conduziu um experimento de US $ 25 bilhões financiado pelo contribuinte para testar sua hipótese. Os dados produzidos pelo experimento do estado documentam que as terceirizadas têm produzido resultados estudantis mais baixos do que as escolas dos distritos escolares, conforme medido pelas próprias métricas acadêmicas do estado.”

Leia mais aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Escolas Charters, Privatização, Responsabilização/accountability e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O mito da escola terceirizada superior à pública

  1. Pingback: Educação em Debate, edição 295 – Jornal Pensar a Educação em Pauta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s