Straubhaar: estudo sobre a TFA e a Ensina!

Rolf Straubhaar examina o ideário que motiva jovens a se candidatarem para trabalhar tanto na Teach For America nos Estados Unidos, como na sua subsidiária brasileira a Ensina! e documenta o desencanto de muitos destes com o modelo ao final de seu compromisso de dois anos nas escolas.

Teaching for America em dois hemisférios: comparando o apelo ideológico do modelo de formação de professores da Teach for All nos Estados Unidos e no Brasil

Resumo: “Nas últimas décadas, assistimos a um crescimento significativo de opções privadas de formação e certificação alternativas de professores. Neste artigo, utilizo dois estudos etnográficos paralelos das experiências de participantes em variantes de um modelo alternativo de formação de professores, desenvolvido pela Teach For America nos Estados Unidos e difundido internacionalmente pela Teach For All. Por meio da análise de entrevistas com recrutados pela Teach For America e sua organização irmã brasileira Ensina!, exploro os processos de pensamento que levam os jovens a ingressarem nessas organizações, e como esse pensamento muda após 2 anos de ensino em sala de aula. Descobri que, embora os participantes desses estudos ingressassem porque admiravam o modelo de formação de professores da Teach For All, muitos deixaram seu compromisso com duração de 2 anos questionando as teorias de mudança subjacentes que o impulsionaram.”

Journal of Teacher Education 2020, Vol. 71(3) 307–318.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Privatização e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s