Siler: confissões de um ex-privatista

Diane Ravitch divulga post de Charles Siler, agora um ex-privatista, onde ele declara que mudou de lado e se transformou em um defensor da escola pública.

Em seu post, que tem o título: “Confissões de um ex-privatista – por que não quero mais extinguir as escolas públicas”, Siler afirma que passou “anos trabalhando para privatizar escolas públicas” e que percebeu que estava errado e agora tem orgulho de se considerar um defensor da educação pública.

Ele escreve:

“Mesmo enquanto perseguia minha missão com zelo, eu estava começando a ter dúvidas sobre se as políticas [privatistas] que eu estava promovendo realmente estavam melhorando a vida das pessoas. Por um lado, a “evidência” que eu gostava tanto de apontar quando discutia com os defensores da escola pública era, na verdade, muito difícil de se encontrar. Isso porque grupos pró-privatização como aqueles ao lado dos quais eu trabalhei, lutam com incrível vigor para bloquear quaisquer esforços que vise coletar dados sobre programas de privatização.

Quando os dados ficaram disponíveis, pude ver por mim mesmo que os programas que eu vendia raramente pareciam produzir benefícios acadêmicos para os alunos, até mesmo aumentando a desigualdade. Eu sabia que os dados sempre podiam ser escolhidos a dedo para produzir argumentos pró-privatização – era o que eu fazia para viver – mas era cada vez mais difícil para mim negar o que eu podia ver com meus próprios olhos: a privatização é ruim para os alunos, para as comunidades e economias.”

Leia a íntegra aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Escolas Charters, Homeschooling, MEC sob Bolsonaro, Pastor Milton no MEC, Privatização, Responsabilização/accountability, Segregação/exclusão, Vouchers e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s