As Entidades e os Comitês: o ENEM dos Professores

Postado originalmente na Uol em 22/06/2011

As entidades científicas da área da Educação participam do Comitê de Governança do ENEM do Professor. Agora, como mostra a Carta abaixo, vão participar – por decisão do Ministro que atendeu a solicitação das entidades – do Comitê Técnico Científico da CAPES.

Eis a habilidade do Ministro: atende as entidades onde convém, enquanto posterga já por duas vezes, a reunião do Comitê de Governança do ENEM dos professores que deveria examinar o documento destas entidades, produzido em um Seminário delas.

Não que acredite na viabilidade de que as reivindicações prosperem, mesmo que o Comitê do ENEM dos professores se reúna – o mais provável é que a estratégia se repita: serão atendidas as reivindicações menores, e as importantes, desconsideradas, dada a polêmica sobre o Exame.

Como segundo a UOL e informação que disponibilizei neste Blog, reproduzindo a Folha, o Ministro chegou ao “final de seu ciclo” – o que seria uma fala do próprio Ministro – as entidades estão negociando, no caso do ENEM dos professores que começa em 2012, com um Ministro que está de saída.

Prezados/as coordenadores/as,

Como vocês sabem, em duas oportunidades em que estivemos reunidos com o Ministro da Educação, em audiências realizadas mais recentemente, levamos o pleito de mudança de critérios para recomposição do Comitê Técnico-Científico da Educação Básica da CAPES. Insistimos que nosso entendimento, compartilhado por outras entidades, tais como: ANFOPE, ANPAE e CEDES, é de que a composição do CTC-EB deveria se orientar pelo critério institucional, ou seja, as entidades envolvidas com as políticas de Educação Básica. Na semana passada fomos comunicados que parte do CTC-EB será recomposta segundo o critério que defendemos.

Diante dessa decisão do Ministério, teremos que enviar em uma semana uma lista tríplice com três nomes, dos quais o Ministro escolherá um para ocupar um assento no CTC-EB representando a ANPEd.

 Sugiro que cada coordenador encaminhe a discussão nos seus GTs e nos enviem sugestões de nomes para a composição da lista tríplice até a próxima segunda-feira, 27 de junho de 2011.

 Saudações cordiais.

 Dalila Andrade Oliveira

Presidente da ANPEd

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Avaliação de professores, Postagens antigas da UOL e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s