Os 20 anos da Teach For America

Postado originamente na Uol em 21/02/2011

Abaixo, segue parte do texto de Diane Ravitch abordando a questão dos professores que a ONG americana TFA improvisa para dar aulas em escolas de alto risco nos Estados Unidos. A TFA começou a operar no Rio de Janeiro com o nome de “Ensina!”, inicialmente para preparar tutores em 5 semanas de treinamento, com apoio do BID.

O problema com a TFA

Diane Ravitch

15 fev 2011

Esta semana Teach for America (TFA) comemora seu 20o aniversário. Eu às vezes penso que se eu fosse me formar na faculdade agora, gostaria de solicitar a minha adesão à TFA. Ela atrai jovens  bem educados, brilhantes, idealistas. Sua energia e compromisso são impressionantes.

O problema com a TFA é que ela exagera grosseiramente o seu papel na educação americana. Este ano, a TFA enviou 8.000 jovens às escolas de alto risco; eles concordam em ficar lá por dois anos, alguns permanecem por mais tempo, mas a maioria terá desaparecido no prazo de três anos. Este é um número pequeno se considerarmos que nosso país tem 4.000.000 de professores. E o nosso problema mais urgente é a perda. Daqueles que entram no ensino, 50 por cento somem no prazo de cinco anos. Estas estatísticas são terríveis. Precisamos de um corpo docente estável, não uma porta giratória. Nós precisamos recrutar novos professores, que planejem permanecer no ensino e fazer uma carreira. Os novos professores devem ter uma formação sólida e uma forte preparação para o trabalho. Eles devem ter mentores e o apoio que precisam para sobreviver aos julgamentos dos primeiros anos de vida e melhorar continuamente.

Continue lendo em:

http://blogs.edweek.org/edweek/Bridging-Differences/2011/02/the_problem_with_tfa.html

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Avaliação de professores, Links para pesquisas, Postagens antigas da UOL e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s