Times de Los Angeles desconversa

Postado originalmente na Uol em 19/02/2011

Nova manifestação do NEPC cobra o Times por transparência nos dados de ranqueamento dos professores de Los Angeles. Como mostrei em outra postagem de 8-02-2011, o Times ranqueou 6.000 professores de Los Angeles a partir de dados de 4 anos de desempenho dos alunos destes professores. Os investigadores do NEPC refizeram os cálculos e encontraram falsos positivos e faltos negativos. O Times deste então tem procurado caracterizar a questão como uma mera batalha entre experts. O NEPC reagiu.

“Nos últimos 10 dias, o Times tem se entrincheirado  repetindo vários argumentos para defender suas posições a respeito de sua primeira publicação em 2010 sobre o ranqueamento do ensino, bem como sua estória sobre o recente relatório do NEPC. Estes argumentos estão em dois lançamentos on-line, um pela administração do Times e outro pelo “readers’ representative” do Times.

Para corrigir os erros nas declarações mais recentes, NEPC  postou hoje uma “Fact Sheet” (http://nepc.colorado.edu/files/FactSheetTwo.pdf ). Esta é o segunda do NEPC, a primeira dirigida a imprecisões e distorções do artigo do Times de 7 de fevereiro sobre o estudo do NEPC. Os detalhes da nova “fact sheet” respondem a cinco afirmações feitas por dois posts do Times em seu site em 14 de fevereiro. Algumas são simplesmente falsas, outros são graves deturpações.

“Os leitores do Times estão, sem dúvida confusos”, comenta o diretor de publicações NEPC, Alex Molnar. “As águas estão agora turvas com falsidades e descaminhos. O Times está incorreto ao moldar a estória como se ela fosse um esotérico “ele disse, ela disse”: como uma ‘briga entre os peritos’. Este é um enquadramento que permite ao Times, atabalhoadamente, construir um projeto jornalístico sobre uma falsa base de ciência social.”

Como foi explicado na segunda “Fact Sheet” , a briga entre os especialistas é o argumento essencial porque um modelo de valor agregado produz um conjunto de classificações e um outro modelo produz um conjunto diferente: quem pode dizer quem está certo?

Mas é precisamente porque as classificações são tão instáveis e tão sensíveis às diferentes escolhas dos modelos que o Times nunca deveria ter publicado os rankings individuais dos professores.

(…)

“Esta é uma questão de responsabilidade básica”, disse o diretor do NEPC Kevin Welner. “É impróprio para uma organização que lida com notícias inserir-se no meio de uma campanha de políticas públicas, em grande parte de sua própria criação, posicionar-se como um defensor da transparência e em seguida, deixar de disponibilizar informação crítica sobre suas atividades para exame público.”

Find the Times August 14, 2010 story here:

http://www.latimes.com/news/local/la-me-teachers-value-20100815,0,258862,full.story

Find the Times February 7, 2011 story here:

http://www.latimes.com/news/local/la-me-teacher-study-20110207,0,2144294.story

Find Due Diligence And The Evaluation Of Teachers here:

http://nepc.colorado.edu/publication/due-diligence

Find NEPC Fact Sheet #1 here:

http://nepc.colorado.edu/files/FactSheet.pdf

Find the Times response to the controversy over its February 7, 2010 story here:

http://latimesblogs.latimes.com/readers/2011/02/times-responds-to-criticism-of-teacher-analysis.html and

http://latimesblogs.latimes.com/readers/2011/02/los-angeles-times-stands-by-its-teacher-ratings.html

Find NEPC Fact Sheet #2 here:

http://nepc.colorado.edu/files/FactSheetTwo.pdf

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Avaliação de professores, Links para pesquisas, Meritocracia, Postagens antigas da UOL e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s