Curiosidade

Postado originalmente na Uol em 28/07/2010

Em 1983 o relatório “A Nation at Risk” estabelecia correlações entre a queda nos testes educacionais nacionais de português e matemática e a queda na produção industrial americana. Lá, o sistema educacional já aparecia como vilão que impedia os EUA de avançar na liderança econômica mundial. Entretanto, hoje se sabe que à época daquele relatório, era a nação mais competitiva e produtiva do mundo.

Em 2005 a revista americana Fortune publicou uma matéria alarmista sobre a falta de engenheiros nos EUA.  Sob o título de “A América não está pronta” dizia que a China formava 600.000 engenheiros, a Índia 350.000 e os Estados Unidos apenas 70.000. Como sempre, culpava o sistema educacional por isto.

Um estudo dos pesquisadores da Duke University, entretanto, encontrou que, de fato, os Estados Unidos produziam anualmente 137.437 engenheiros com no mínimo “Bachelor´s Grade”, enquanto que a Índia produzia 112.000 e a China 351.537. Ou seja, os EUA tinham mais graduados por milhão de habitantes do que as outras nações citadas.

Mesmo depois da divulgação do estudo da Duke, os números da Fortune continuaram a ser divulgados como verdade. E o sistema educacional a ser culpado pelo fracasso dos EUA em formar engenheiros.

Portanto, é fundamental que fiquemos atentos às crises educacionais que periodicamente são fabricadas.

Tudo isto está num interessante capítulo do livro de George Madaus, Michael Russell e Jennifer Higgins – The paradoxes of High Stakes Testing, editado pela Information Age Publishing: 2009.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Links para pesquisas, Postagens antigas da UOL. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s