Organizações de Direitos Civis se erguem contra política de Obama

Postado originalmente na Uol em 26/09/2010

As organizações de Direitos Civis nos Estados Unidos estão em pé de guerra com a política educacional do Presidente Obama. Em um documento de 17 páginas eles fazem a crítica de uma política baseada na competição por fundos federais e exigem que o país reposicione sua  política educacional. É conhecido os compromissos que o Secretário de Educação Arnie Duncan tem com as Fundações americanas que despejam bilhões de dólares para atrelar a agenda educacional americana aos interesses das grandes corporações empresariais.

Sobre o novo programa de Obama o Race to the Top, que distribui recursos federais e incentiva a competição entre os Estados, diz: O Fundo Race to the Top e estratégias similares de prover fundos federais para a educação conduz estados a competirem com estados, pais a competirem com pais, e estudantes a competirem com outros estudantes. Agrega que enfatizando a competição por incentivos a maioria dos estudantes de baixa renda e as minorias ficarão para trás e como resultado, os Estados Unidos ficarão para trás como líder global.

Sobre a expansão das escolas charter – política amplamente incentivada pela Fundação Bill Gates e aceita por Obama – diz que não há evidencia de que as escolas charters sejam mais efetivas na produção de desempenhos mais altos dos estudantes em nível nacional. Na opinião das organizações civis elas não podem ser uma solução universal.

Veja também opinião de Diane Ravitch sobre o movimento das organizações civis.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Links para pesquisas, Postagens antigas da UOL, Privatização e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s