SP: greve acirra debate

A greve das Universidades Paulistas tem levado a uma discussão oportunista sobre cobrar ou não mensalidade nas Universidades. O isolamento de certa intelectualidade brasileira é tão grande que eles não conseguem sequer atentar para o caso chileno, aqui ao lado, e tirar dele lições.

O Chile fez o que certos defensores das universidades pagas propõem para as Universidades Paulistas e ganhou com isso passeatas de mais de 100 mil pessoas que levaram o atual governo chileno a uma profunda reforma no sistema de financiamento das suas universidades.

Artigo corajoso hoje veiculado pela Folha de São Paulo (19-06-14) vai contra estas propostas. Com o título de “100% escola pública” os autores Francisco Foot Hardman e Alcir Pécora da Unicamp colocam as coisas no devido lugar:

“Não é acidental que, na ruína, reine o vestibular, sistema abominável de reprodução da desigualdade, em nome de uma falsa meritocracia: pois quando todas as desigualdades já foram cometidas no ensino médio e fundamental, que universidade de mérito pode haver no vestibular? Basta de hipocrisia!”

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Meritocracia, Privatização. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para SP: greve acirra debate

  1. João dos Reis Silva Júnior disse:

    Vale a pena ver o caso da Finlândia. Há pouco tempo muitas escolas privadas faliram e deixaram muitas crianças, adolescentes e adultos sem escola repentinamente. Coube ao Estado resolver o problema e rever políticas educacionais em relação às escolas não estatais e públicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s