Aécio propõe pedagogia de resultados em cada município

O Programa de governo de Aécio Neves propõe em seu item 6, na parte da Educação, a instalação sob coordenação do governo federal de uma pedagogia de resultados em cada município:

“Criação de incentivos do governo federal para a implantação de acordos de resultados entre governos locais e cada escola, bem como ampliação do engajamento da sociedade e da formação de parcerias na melhoria da gestão escolar.”

É uma proposta de acirramento do controle das escolas e de seus resultados, a partir de acordos entre governos locais e cada escola. O monitoramento vai ser ampliado. Isso associado com o pagamento variável do professor, cria uma situação explosiva nas escolas com elevado potencial de segregação social dos alunos com maior dificuldade e a deterioração das relações entre professores, alunos e gestores.

Além disso, o programa deixa claro que haverá parcerias associadas à gestão de cada escola, abrindo caminho para a privatização da gestão das escolas.

O programa de Aécio propõe políticas públicas de costas para a evidência empírica que temos divulgado à exaustão neste blog comprovando os efeitos nefastos destas ideias para a educação pública.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em A proposta PSDB 2014, Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s