O Programa de governo de Aécio Neves propõe em seu item 6, na parte da Educação, a instalação sob coordenação do governo federal de uma pedagogia de resultados em cada município:
“Criação de incentivos do governo federal para a implantação de acordos de resultados entre governos locais e cada escola, bem como ampliação do engajamento da sociedade e da formação de parcerias na melhoria da gestão escolar.”
É uma proposta de acirramento do controle das escolas e de seus resultados, a partir de acordos entre governos locais e cada escola. O monitoramento vai ser ampliado. Isso associado com o pagamento variável do professor, cria uma situação explosiva nas escolas com elevado potencial de segregação social dos alunos com maior dificuldade e a deterioração das relações entre professores, alunos e gestores.
Além disso, o programa deixa claro que haverá parcerias associadas à gestão de cada escola, abrindo caminho para a privatização da gestão das escolas.
O programa de Aécio propõe políticas públicas de costas para a evidência empírica que temos divulgado à exaustão neste blog comprovando os efeitos nefastos destas ideias para a educação pública.