USA: uso de valor agregado faz “vítima”

A mania de usar cálculo de valor agregado (VAM) que atrela salários do professor ao rendimento dos alunos nos testes fez mais uma vítima nos Estados Unidos. O método é o mesmo que Aécio incluiu em seu programa de governo.

Nova Orleans é um local que depois do Furação Katrina foi entregue às escolas charters (escolas públicas administradas por concessão privada). O estudo feito por John Ayers procurava demonstrar que Nova Orleans havia sido um sucesso pois até estudantes de baixo nível socioeconômico estavam aprendendo além do que seria esperado deles. Durou pouco.

“John Ayers, diretor executivo do Cowen Institute for Public Education Initiatives da Universidade de Tulane, disse segunda-feira que está renunciando ao final de novembro. O anúncio vem um mês após a organização de pesquisa sem fins lucrativos retratar-se de seu relatório amplamente citado sobre ganhos em escolas de ensino médio de Nova Orleans por causa de um equívoco na metodologia usada.

O relatório retratado usou o que é chamado de modelo de “valor-agregado” para prever o desempenho acadêmico em 25 escolas de ensino médio, com base no nível socioeconômico dos alunos e na história passada de testes. Mas a conclusão dos pesquisadores – de que muitos estudantes do ensino médio saíram-se melhor do que o esperado, apesar da desvantagem do seu nível socioeconômico – era impreciso devido ao uso de métodos falhos, disse Ayers. “Pedimos desculpas por este erro”, disse Ayers.”

Veja matéria aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s