200 mil acessos

Hoje atingimos 200 mil acessos neste Blog. Obrigado a todos que ajudam a difundir informações que podem contribuir para que o Brasil não tenha mais uma década perdida nas mãos das políticas educacionais dos reformadores empresariais.

Tais políticas visam a destruição da escola pública de gestão pública e não poupam esforços para denegrir o magistério e abrir espaço para drenar cada vez mais verbas que deveriam ser destinadas ao desenvolvimento da qualidade do ensino público. Só a escola pública de gestão pública pode garantir o avanço em direção à democracia e à inclusão real.

A primeira batalha é garantir acesso às evidências que mostram o fracasso destas políticas ou seu alcance limitado, evidenciando igualmente os efeitos colaterais deletérios que ela produz na vida dos profissionais da educação, nos estudantes e na sociedade.

A segunda batalha, simultânea, é questionar a concepção e os objetivos educacionais destas propostas mostrando como elas estreitam os horizontes da sociedade e de sua juventude numa política educacional de testes e medidas que favorece o status quo e a manutenção de privilégios daqueles que, alegando defender os mais necessitados e a promoção da equidade (formal), apostam de fato na manutenção das desigualdades sociais como princípio e meio de funcionamento social, camuflando-as na meritocracia e privatizando a escola pública e/ou sua gestão como forma de controlar o trabalho pedagógico das escolas na ótica de seus interesses privados e imediatos.

 

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability. Bookmark o link permanente.

8 respostas para 200 mil acessos

  1. Benigna disse:

    Parabéns pelo seu trabalho. Você é incansável. Tenho difundido ao máximo suas publicações. Continue batalhando.
    Grande abraço.

  2. Laurizete Ferragut Passos disse:

    Estou preparando meu curso na Pós e já inserindo seus textos. Obrigada por tornar possível e visível suas reflexões.
    Abraços

    Laurizete

  3. João Horta disse:

    Parabéns pelo seu esforço em sintetizar as diferentes propostas educacionais e colocá-las em debate utilizando uma linguagem clara e concisa. desejo-lhe muita energia para continuar esse importante trabalho.
    Forte abraço.

  4. Mara disse:

    Parabéns por mais esta forma de lutar pela qualidade da educação pública. O acesso às importantes reflexões que seu blog permite , faz crescer o número de profissionais engajados com esta causa . Um abraço

  5. Rosana Prado Biani disse:

    Professor, é a primeira vez que faço um comentário, mas desde que foi meu orientador é que o admiro por seus princípios e sua postura firme, em defesa da educação pública de qualidade. Sou seguidora de seu blog por ser ele um espaço sério que traz textos de excelente qualidade em todos os sentidos. Obrigada por tisso.

  6. Rosana Prado Biani disse:

    Professor, é a primeira vez que faço um comentário, mas desde que foi meu orientador é que o admiro por seus princípios e sua postura firme em defesa da educação pública de qualidade. Sou seguidora de seu blog por ser ele um espaço sério que traz textos de excelente qualidade
    em todos os sentidos. Obrigada por isso.

  7. carlos artioli disse:

    Parabéns Luiz pelo seu esforço de contribuir neste debate tão importante sobre a Educação no Brasil.

  8. Regina Broco Lima da Silva disse:

    Professor Luiz Carlos merecedor de muito respeito e admiração !!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s