ENEM: fraude conhecida

A imprensa noticiou, mas ficou por isso mesmo…

 A primeira colocada no ENEM NÃO é uma escola, é uma artimanha jurídica que faz com que os alunos tenham suas notas computadas em duas listas diferentes.  Uma minoria que acerta muitas questões vai pro CNPJ novo e fica em primeiro lugar no ENEM. Todos os demais – a maioria – fica no CNPJ antigo e tem resultados muito ruins no ENEM (em 2013 a 569ª colocação).

Os resultados da primeira colocada são alardeados depois como forma de ampliar a captação de matrículas de novos alunos.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Enem, Reforma e Fraudes. Bookmark o link permanente.

2 respostas para ENEM: fraude conhecida

  1. Jean disse:

    Acredito que a informação jornalística procede, uma vez que a declaração é preenchida pelo próprio candidato e muitas informações não são verificadas a priori, como por exemplo se concluiu ou não o Ensino Médio. Estas informações são verificadas a posteriori pelas instituições de ensino. Portanto, uma vez cumpridas as exigências mínimas de inscrição do ENEM, qualquer um pode realizar o exame. Agora, como que o Sr. Ministro da Educação vai lidar com essa fraude versus “http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/01/1574495-ministro-da-educacao-quer-usar-enem-como-avaliacao-do-ensino-medio.shtml” ?
    Att

    • Jaime Balbino disse:

      É uma fraude comercial apenas, para fazer marketing. O ENEM não tem objetivo de ranquear as escolas e nem tem todas as variáveis para normatizar esse tipo de fetiche. As escolas particulares podem, então, inventar seu ranking e até como participam sem ferir as regras do MEC, apenas enganando os pais enquanto consumidores. É um caso de Procon somente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s