SAE: criando a “vanguarda”

Segundo Mangabeira, o projeto da SAE “Pátria Educadora” está em fase de constituição da vanguarda que irá dar sustentação para ele. Esteve em São Paulo ontem discutindo com uma plateia de cerca de 40 pessoas. Neste link você pode conhecer alguns dos convidados para debater e ser vanguarda.

A crítica mais corrente que ouviu foi a ausência do MEC. Claro, sem a máquina e o dinheiro do MEC o projeto não se concretiza. No entanto, esta é uma crítica pífia. Se o MEC se envolver o projeto transforma-se e fica bom? Ou o que preocupa é a ausência de uma estrutura operacional (e do dinheiro) que é fundamental para garantir o projeto?

A questão é de conteúdo. É fundamental que as Universidades, as entidades científicas e sindicais, entre outros, se manifestem.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Patria Educadora. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para SAE: criando a “vanguarda”

  1. Acabei de ler o documento. É a reafirmação da velha visão tacanha, produtivista e economicista que assola a educação há décadas e responsável por boa parte do descalabro em que vivemos. Provas, provas e provas de avaliação externa sem qualquer medida que aponte de forma incisiva para transformações reais além daquilo que é repetido há 50 anos. Vão diagnosticar que o ensino tá uma “bosta” e vai ficar por isso mesmo, pois não apresentam nenhuma solução em termos de política pública, Federalização? Criar um cadastro que permita o professor mudar de Estado é qualquer coisa, menos federalização. Qual a solução para os nossos Newtons e Darwins? Criar escolas especiais para eles. A única coisa que concordo é a necessidade de criarmos uma vanguarda pedagógica. Pela repetição dos velhos clichês liberais que se amontoam no texto, podemos ver tais vanguardistas estão em falta. Tem muito economista tentando por rótulo de preço na testa de aluno e placa de escola. Sua solução para a Educação? Criar escola “Gourmet”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s