INEP inova na avaliação da educação infantil

O Diretor de Avaliação da Educação Básica do INEP Alexandre André dos Santos apresentou como será a avaliação da Educação Infantil no Brasil (0 a 5 anos). A novidade é que não haverá prova e sim o acompanhamento de uma série de indicadores: oferta de vagas, infraestrutura, perfil dos profissionais e educadores, recursos pedagógicos e gestão do sistema. Não haverá uma nota geral, mas uma série de indicadores e de metas ligadas a tais indicadores.

A proposta é inovadora em relação ao que é feito em outros países onde provas são introduzidas desde muito cedo na educação infantil e foi apresentada durante encontro da UNDIME. No entanto, enquanto as escolas particulares terão uma avaliação amostral, as públicas terão avaliação censitária. O modelo protege as escolas particulares com a metodologia amostral.

O sistema foi construído com a participação do Movimento Interforum de Educação Infantil do Brasil – MIEIB –, da UNDIME, do INEP e do MEC. Como desafio, o INEP também coloca para o futuro a implementação de um sistema de autoavaliação das unidades.

A nova avaliação será chamada de ANEI – Avaliação Nacional da Educação Infantil.

A Diretoria de Avaliação da Educação Básica do INEP introduz, pelo menos ao nível da educação infantil, uma abordagem inédita para a avaliação de larga escala no Brasil.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Responsabilização participativa. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para INEP inova na avaliação da educação infantil

  1. Maria de Fátima Cruz Angelim disse:

    Proposta interessante e inovadora. Mas por que as escolas particulares serão protegidas com uma avaliação amostral? Sabemos que as mudanças só ocorrem de fato quando o setor privado é chamado à .responsabilidade. Vejam o caso do ENEM.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s