Artigo de Adilson Dalben e Luana Almeida apresenta alternativa para uma avaliação de larga escala mais efetiva da qualidade do ensino focada em uma matriz formativa mais ampla, sem intencionalidade de ranqueamentos e meritocracias: “Para uma avaliação de larga escala multidimensional”. A publicação é da Fundação Carlos Chagas.
Acesse aqui.
Prezado Prof. Freitas, contribuindo, o artigo de Zukowsky (2013) também discute essa questão da multidimensionalidade das avaliações sob o aspecto educacional no que tange as avaliações em larga escala. Mais recentemente, em testes adaptativos, o artigo de Piton-Gonçalves e Aluisio (2015) abordam os métodos mais recentes em testes computadorizados multidimensionais, apontando as tendências dessa área.
Att
João
ZUKOWSKY-TAVARES, C. Teoria de resposta ao item: Uma análise crítica dos pressupostos epistemológicos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 54, p. 56-76, jan./abr. 2013.
PITON-GONCALVES, Jean; ALUISIO, Sandra Maria. Teste Adaptativo Computadorizado Multidimensional com propósitos educacionais: princípios e métodos. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 23, n. 87, p. 389-414, jun. 2015 .
Obrigado pela contribuição. Estarei acrescentando à bibliografia. Abraço.