Goiás prepara privatização

A Secretária de Educação do Estado de Goias anunciou dois modelos de terceirização a serem implementados: um para entregar parte da gestão de unidades escolares a uma OS (organização social) e outro para terceirizar serviços escolares não pedagógicos por meio de PPP (parceria público privada).

“Os modelos devem ser colocados em prática como projetos-pilotos já em 2016, segundo Raquel Teixeria, Secretária de Educação do Estado de Goias, que revelou detalhes da ideia nesta quarta feira (8) durante seminário internacional Caminhos para a qualidade da educação pública: gestão escolar, promovido pelo Instituto Unibanco e correalizado pela Folha, em /são Paulo.”

Este mês será lançado o edital para chamamento (note não é licitação) das Organizações Sociais.

“Neste modelo, segundo Teixeira, as vantagens estão em tornar a contratação de docentes mais flexível e transformar o vínculo dos professores temporários menos precário – seriam contratados via CLT e poderiam ter ganhos maiores”.

“A OS vai poder contratar professores e funcionários. Temos 30% de professores temporários, que em algumas regiões vira 60%.”

Você acredita que contratados por CLT e nas mãos de Organizações Sociais, os professores podem “ter ganhos maiores”?

Note: nenhuma discussão sobre a eficácia do modelo que já foi usado em outros países e que não aponta melhoria do ensino. Como se vê, não é ciência: são interesses em jogo. Nada de fazer política pública baseada em evidência empírica. O que se tem é uma desresponsabilização da educação pública e uma reforma fiscal e não educacional, ou seja, redução de custos para o estado e precarização do trabalho dos professores e funcionários.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Escolas Charters, Fraudes, Links para pesquisas, Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability, Segregação/exclusão e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Goiás prepara privatização

  1. lucelia ferreira rodrigues disse:

    Parabenizo a secretaria de eduaçao,os contratos devem sim ter uma garantia,pois trabalham com eficiencia da mesma maneira que os demais.

  2. Ana Lucia Lopes disse:

    Parabéns Prof. Luiz Carlos pela lucidez com que aborda assuntos de tamanha importância. Gostaria de ter acesso também ao material que utilizou no Fórum da Educação de de Goiás(07/12/15)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s