Goiás: violência se instala

A violência toma conta de oito escolas que estavam ocupadas por estudantes em Goiás em protesto contra a entrega das escolas do estado às organizações sociais. Elas foram desocupadas violentamente por ações que envolvem a polícia, pais descontentes com as ocupações e/ou mascarados que entraram nestas escolas e obrigaram os estudantes que as ocupavam a sair. Dezenove escolas continuam ocupadas pelos estudantes em protesto contra as organizações sociais na educação.

“Pelo Facebook, os estudantes relatam que estão sofrendo agressões e ameaças. Dizem que as desocupações estão sendo feitas com a ajuda de policiais militares e que os pais estão sendo incitados a ficar contra os estudantes.

“Eles forçaram o portão, arrebentaram o cadeado e invadiram o que restava de ocupação no colégio. Eles estão ameaçando muito e tem várias adolescentes que estão em situação de bastante perigo por conta desses “pais” e a direção, que já se mostraram dispostos a vandalizar o colégio para acabar com a manifestação contra as organizações sociais”, diz o relato dos estudantes que ocupam o Colégio Estadual Bandeirante.”

Os estudantes destas escolas recuperadas pela violência, dirigiram-se, agora, para a Secretaria de Educação do Estado. Cerca de 150 pessoas participam desta ação. A polícia negocia a saída dos alunos da Secretaria. Ao mesmo tempo, a Secretaria apoia as ações de retomada das escolas. Em nota vergonhosa diz:

“Está em andamento uma manifestação espontânea de pais, professores e alunos pela desocupação de escolas que foram invadidas por manifestantes que se dizem contrários à gestão compartilhada com organizações sociais e que impediram o início do ano letivo em unidades ocupadas, afetando a rotina de mais de 16 mil estudantes”.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Escolas Charters, Privatização, Responsabilização/accountability. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s