Novo filme retrata privatização americana

backpackNarrado por Matt Damon, “Backpack full of cash”, algo como “Mochila cheia de dinheiro” explora a crescente privatização de escolas públicas e o impacto resultante desta sobre as crianças mais vulneráveis da América. Este documentário de 90 minutos leva os espectadores ao longo do ano escolar tumultuado de 2013-14, para o mundo do que hoje é chamado de “reforma” da educação. Em Filadélfia e outras grandes cidades, a educação pública – carente de recursos – está por um fio.

O nome faz referência tanto ao dinheiro que as corporações ganham atuando como agentes da educação pública, às custas de recursos públicos, como também ao programa de “vouchers” em que os governos dão o dinheiro para os pais escolherem em qual escola matricular seus filhos, levando tais recursos para a iniciativa privada, enquanto as escolas públicas têm seus orçamentos diminuídos e têm seus problemas agravados pela falta de recursos.

Acesse aqui site de lançamento.

Em email ao Answer Sheet de Valerie Strauss, Damon explica porque aceitou participar no filme:

“Eu me envolvi na confecção do filme porque conta uma história importante sobre como as políticas de reforma da educação atuais estão aumentando a desigualdade e causando danos às nossas crianças mais vulneráveis.

A expansão das escolas charters está drenando recursos de nossas escolas públicas e beneficiando algumas crianças, deixando as outras para trás com menos recursos. Precisamos de um sistema de escola pública que dê a cada criança uma chance igual de uma boa educação.

Eu tive essa oportunidade nas escolas públicas que participei e eu quero vê-la dada – de forma justa e em um mesmo campo de jogo – a todas as crianças em nossa nação.

“Backpack full of cash” nos ajuda a perceber que a verdadeira equidade da educação virá quando abordarmos as questões mais profundas subjacentes à desigualdade da educação, tais como a pobreza infantil, a segregação racial, bem como o financiamento desigual de nossas escolas “.

Assista um pouco do filme (em inglês) aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Escolas Charters, Privatização, Vouchers e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Novo filme retrata privatização americana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s