Média mais alta no teste é melhor educação?

O Blog “Living in dialogue” publica hoje análise de John Thompson em que questiona se aumento nas médias dos estudantes em testes significa, de fato, mais aprendizagem. Segundo o autor:

“Se a reforma da escola conduzida por testes e pela competição nos ensinou alguma coisa, é esta: Quando as escolas divulgam ganhos nas pontuações dos testes estatais, esses números podem significar algo ou não significar nada. Alguns desses aumentos podem ser evidência de aprendizagem significativa – assim como eles podem significar que o “ensino-para-o-teste” instalou nos alunos hábitos destrutivos que minarão o seu futuro na faculdade e na vida pós-escolar.

Por ora, os estudiosos devem abandonar o uso dos termos “rendimento dos alunos” e “desempenho dos alunos” ao falar sobre a pontuação de teste, os “outputs”. Especialmente nas escolas e sistemas que se concentram em produzir bolhas de responsabilização, o julgamento a partir de acentuados aumentos em gráficos que exibem a elevação de pontuação nos testes não mostra que os alunos estão recebendo melhor educação. Os pesquisadores devem aceitar o ônus de provar que o crescimento desta pontuação no teste é evidência de maior aprendizado ou melhoria da escola antes de dizer que eles são evidências de políticas que são benéficas para os alunos.”

Leia mais aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Meritocracia, Responsabilização/accountability. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Média mais alta no teste é melhor educação?

  1. Flavia Fernandes disse:

    Professor, o senhor tem lido algo a respeito do fechamento de turmas, turnos e escolas da Rede Estadual do Rio de Janeiro?

  2. Bruno disse:

    Em SP já começaram os simulados para o Saresp.
    http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/simulado-ajuda-alunos-e-escolas-na-preparacao-para-o-saresp
    Como isso será interpretado quando saírem seus resultados? Houve melhoria na educação ou houve mais tempo gasto na preparação para o teste?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s