América Latina: Comissão da Qualidade para Todos

Está operando na América Latina o grupo conhecido por “The Dialogue – Lideranças para as Américas”. Josianne Cerasoli é quem nos envia informações sobre o grupo que reúne mais de 100 “experts” de todas as Américas. Entre os brasileiros destacam-se (o grupo não opera só na área da educação): Fernando Henrique Cardoso; Roberto Teixeira da Costa; Denise Damiani; Luiz Fernando Furlan; Marcos Jank; Marina Silva; Maria Fernanda Teixeira e Jorge Viana.

Dentro do grande grupo, a área da educação é organizada por um Comissão presidida por Ricardo Lagos (Chile) e Ernesto Zedillo (México). Nesta Comissão, chamada Comissão para a Qualidade da Educação para Todos, participam Claudia Costin (ex-Banco Mundial) e Viviane Senna, do Instituto Airton Senna.

A Comissão divulgou uma proposta para a qualidade da educação na América Latina. A agenda inclui: 1. Desenvolvimento da educação infantil; 2. Excelência docente; 3. Avaliação da aprendizagem; 4. Novas tecnologias; 5. Educação para o trabalho; e 6. Financiamento sustentável.

Baixe aqui a proposta da Comissão para a Qualidade da Educação para Todos.

A Comissão propõe a criação de pactos sociais para a educação de qualidade que sigam os objetivos da agenda, fixem metas e recursos, e estabeleçam os mecanismos de responsabilização mútua.

O Grupo quer “transcender a duração dos governos”, vale dizer, propõe um pacto que – apesar dos governos – tenha suas próprias bases de sustentação e “assegure que os acordos se traduzam em ações concretas”.

“A missão da Comissão é elevar o perfil da baixa qualidade da educação na América Latina e propor uma agenda para a mudança educativa que desperte o interesse e o compromisso de todos os atores relevantes.”

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Responsabilização/accountability e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para América Latina: Comissão da Qualidade para Todos

  1. Vinicius disse:

    Professor, parabéns pelo trabalho que tens feito nesse blog. Sou estudante de licenciatura em História e venho aprendendo bastante por aqui. Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s