BREAKING NEWS: Nova Zelândia vai eliminar BNCC e Charters

O Ministro da Educação da Nova Zelândia, Chris Hipkins, enviou um projeto de lei na quinta feira passada que “acaba com os fracassados padrões nacionais [BNCC] do governo anterior e com as experiências das escolas charters.” Segundo o ministro a nova legislação é “apoiada pela grande maioria do setor educacional”.

“Tanto os padrões nacionais como as escolas charters foram conduzidas com base em ideologia e não em evidências. Ambos foram rejeitados pela grande maioria do setor educacional. O forte ponto de vista do governo é que não há lugar para eles no sistema educacional da Nova Zelândia”.

O projeto de lei inclui provisão para que as escolas charters existentes ainda operem sob seus contratos, enquanto o Ministério discute possíveis opções, inclusive no sistema estadual, para cada uma delas.

Se a finalização antecipada dos contratos não for acordada, o ministro de Educação disse que “nos reservaremos o direito de emitir um aviso de “rescisão por conveniência”, nos contratos existentes das escolas charter, até meados de maio de 2018.”

A lei ainda determina que em todas as Universidades e politécnicos existirão representantes dos funcionários e dos estudantes como membros de pleno direito em seus conselhos.

Leia aqui.

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Escolas Charters, Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário