Dias da Silva, sobre Políticas Curriculares

“Pensar a Educação” publica resenha de Roberto Rafael Dias da Silva sobre o livro de Collet e Tort (2016): “La gobernanza escolar democrática”.

O autor coloca uma das questões mais relevantes para o presente momento em que se fala constantemente em “elevar a qualidade da escola”: o que devemos entender por uma boa educação? Boa parte das políticas oficiais em voga no Brasil está em uma “corrida para notas mais altas”, mas este movimento apenas oculta os reais motivos das reformas educacionais baseadas em teses empresariais que alinham as escolas à ideologia liberal/conservadora.

“Em sua introdução, Collet e Tort (2016) explicam que a coletânea é derivada de um seminário intitulado “Hacia una gobernanza escolar democrática e del (bien) común” organizado na Universidad de Vic (UCC), em Barcelona. Um de seus pontos de partida, na mobilização do seminário, era a percepção de que “as respostas no mundo da educação e da escolaridade estavam começando a construir-se somente desde o ‘como’ (como avaliar, como melhorar resultados, como liderar bem uma escola)” (p. 12). Ou seja, interessava aos organizadores do seminário uma volta a indagações básicas sobre “para que educar”, “que escola desejamos construir” ou mesmo “o que significa uma boa escola”. Collet e Tort sinalizam que, em torno dessas questões, os modelos neoliberal e neoconservador têm apresentado predomínio político nos direcionamentos das políticas de escolarização.”

Leia aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Mendonça no Ministério, Responsabilização/accountability e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s