Universidade de Chicago: de olho na inclusão?

A Universidade de Chicago, uma das melhores universidades americanas, acaba de anunciar que não vai mais exigir que todos os seus postulantes façam o teste de seleção conhecido como SAT.

Leia mais aqui.

O SAT – Scholastic Aptitude Test – é um teste padronizado utilizado para admissão em faculdades nos Estados Unidos. Equivaleria ao nosso ENEM – talvez mais apropriadamente ao “novo ENEM” em elaboração pelo INEP e que será destinado especificamente à seleção para as universidades brasileiras.

Há um grande debate sobre o papel que os testes padronizados cumprem nos processos seletivos nas universidades. Para Rubin, “se as universidades querem alcançar resultados meritocráticos, elas deveriam considerar, raça, etnia, gênero e renda familiar dos postulantes.”

A Universidade de Chicago também anunciou que vai expandir a ajuda financeira e as políticas destinadas a atrair estudantes de baixa renda e que sejam a primeira geração a frequentar a universidade.

Isso incluirá bolsas de estudo completas para alunos cujas famílias ganham menos de US $ 125.000 ano; bolsas de estudo de US $ 20.000 ao longo de quatro anos e um estágio pago para todos os estudantes de primeira geração; e novas bolsas especiais para veteranos e filhos de policiais, bombeiros e veteranos.

A política de Chicago, se de fato for mantida, é uma boa surpresa. Não é a primeira instituição a relativizar o SAT, mas pelo rigor acadêmico que lhe é característico, certamente causará um impacto significativo e poderá levar a outras deserções do SAT.

No Brasil, deveria levar uma certa intelectualidade que arrota “rigor acadêmico” a uma maior reflexão, antes de ser contra uma melhor representação da população brasileira nas universidades.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Segregação/exclusão e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s