Think Tanks, redes políticas e governança

Artigo examina as redes políticas e de governança criadas por Think Tanks.

Viseu, S., & Carvalho, L. M. (2018). Think tanks, policy networks and education governance: The rising of new intra-national spaces of policy in Portugal. Education Policy Analysis Archives, 26(108).

Acesse aqui.

Resumo: Este artigo centra-se no papel dos think tanks na regulação da educação, considerando a crescente importância que novos atores, incluindo organizações privadas e filantrópicas, têm vindo a desempenhar nas políticas educativas. Estamos interessados em contribuir para a literatura que discute o nascimento de novos espaços intra-nacionais de política, o seu trabalho e a sua influência para as mudanças nas políticas educativas.

Para tal, apresentamos um estudo empírico sobre o EDULOG, um autointitulado think tank para a educação que opera em Portugal desde 2015. O trabalho empírico foi inspirado na etnografia das redes e na análise de redes sociais, através das quais mapeamos as atividades do EDULOG, designadamente de produção de informação, assim como as organizações e atores que se movem dentro e em torno do EDULOG.

Os dados mostram como o EDULOG age como um espaço de intermediação social e cognitiva, uma vez que visa desenvolver um determinado conhecimento educacional, orientado para a decisão política e a resolução de problemas por si identificados, através de uma rede política composta por atores provenientes de diferentes mundos, incluindo a academia, as empresas e agências governamentais.”

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Privatização, Responsabilização/accountability e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s