Chaui e o liberalismo econômico

Marilena Chaui explica os impactos das ideias do liberalismo econômico no âmbito da sociedade, do Estado e dos indivíduos. O liberalismo econômico é a base da proposta de Jair Bolsonaro e do Partido Social Liberal (PSL) que o acolhe. Mas também é a base do partido Novo de João Amoedo. A diferença está no grau de conservadorismo entre um e outro, já que os dois partem do liberalismo econômico como pressuposto. Mas como provavelmente se verá no segundo turno destas eleições, no fundo eles se entendem. O liberalismo econômico que está na base das duas propostas aceita bem as teses do autoritarismo social quando se trata de implantar o livre mercado.

Segundo o PSL de Bolsonaro:

“Liberalismo na economia significa que o Estado deve se intrometer o menos possível na vida econômica do país, permitindo que os indivíduos e as empresas possam atuar livremente, em um ambiente desburocratizado e imune à intervenção estatal excessiva. Acreditamos que, quanto mais o Estado se intromete na vida das pessoas e empresas, mais ele atrapalha e sobrecarrega o livre mercado.”

Assista abaixo a análise de Marilena Chaui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Chaui e o liberalismo econômico

  1. Pingback: Chaui e o liberalismo econômico – Tardianas

  2. JOÃO disse:

    Análise fantástica feita pela professora!

  3. Juliana Reis disse:

    Excelente! Muito esclarecedor.

  4. Pingback: Sessão Especial: Eleições 2018 – Jornal Pensar a Educação em Pauta

Deixe um comentário