Vouchers: novo relatório não reflete a realidade

Novo relatório que pretendia mostrar a superioridade dos vouchers nos Estados Unidos falha e é considerado inadequado para orientar política pública. Trata-se de recente relatório da EdChoice (antiga Fundação Milton Friedman) o qual se apresenta como uma pretensa lista atualizada e uma síntese de estudos empíricos que exploram os impactos dos vouchers escolares. Mas uma revisão do relatório feita pelo NEPC afirma que ele não fornece um resumo robusto da pesquisa existente sobre os vouchers e de toda a sua gama de impactos positivos e negativos.

“O relatório da EdChoice tenta convencer os leitores de que um corpo sólido de evidências de pesquisa mostra benefícios comprovados dos vouchers, como o aumento nos resultados nos testes, a satisfação dos pais, aumento dos valores cívicos, melhorias na segregação racial e benefícios fiscais através da economia que gera.

O que o Dr. Brewer encontrou ao revisar o estudo, em vez disso, foi uma coleção limitada de estudos escolhidos a dedo, em grande parte de fontes não revisadas por pares, e principalmente de autoria de defensores dos vouchers. A falta de representatividade da pesquisa incluída, combinada com o uso da metodologia questionável de simplesmente contar resultados classificados como positivos ou negativos, resulta em uma impressão geral de que se criou um viés para compor uma compilação ilusória de estudos que destinam-se a reforçar o compromisso pre-existente da EdChoice para com a advocacia dos vouchers escolares.”

Encontre a revisão de T. J. Brewer aqui.

Encontre o estudo original do EdChoice aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Privatização, Segregação/exclusão, Vouchers e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s