Governo inicia privatização na educação básica

Sem estudos que possam orientar políticas públicas responsáveis, o governo embarca em uma combinação de concessão de creches para a iniciativa privada e vouchers. Ele continuará a asfixiar a educação como justificativa para sua privatização. Paralelamente, argumentará que está concedendo e não privatizando. Já vimos tais argumentos no ensino superior.

 Começa agora a privatização da educação básica com a desculpa de que não tem como acabar quase 1000 creches que estão em construção e que, portanto, serão entregues à exploração do mercado empresarial educacional.

“Em entrevista ao ‘Estadão/Broadcast’, a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos, Martha Seillier, explicou que, na falta de recursos públicos para finalizar esses empreendimentos, a ideia é atrair um parceiro para acabar as obras, tocar a operação das creches e ofertar as vagas. Caberia ao governo comprar parte dessas vagas, como compensação aos investimentos feitos, e redistribuí-las à sociedade.”

Leia mais aqui.

A redistribuição das vagas que o governo comprar será feita por vouchers. A desculpa da melhoria da qualidade também estará presente, desconhecendo que as experiências de utilização de terceirização e vouchers ao redor do mundo não produziram resultados melhores, como já demonstramos aqui inúmeras vezes.

É fé no livre mercado, não é ciência.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Escolas Charters, Privatização, Segregação/exclusão, Vouchers, Weintraub no Ministério e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s