Postado originalmente na Uol em 10/07/2011
Conforme divulgamos anteriormente, o distrito escolar de Atlanta (USA) dirigido pela poderosa Beverly Hall, Superintendente do Ano (2009), adepta das reformas empresariais, estava sendo alvo de uma investigação do Estado, a partir de denúncias que davam conta de que estava havendo adulteração da pontuação dos alunos para que Atlanta obtivesse os grandes avanços no desempenho de seus alunos.
Como diz um dos pais na reportagem abaixo, isso não é uma particularidade de Atlanta mas faz parte de uma disfunção geral, muito mais ampla, que afeta a educação americana e a forma como acolheu e implementou as teses dos reformadores empresariais naquele país. As autoridades e as escolas são pressionadas a mostrar avanços e terminam optando por aderir a fraudes que valorizam o resultado dos alunos nos testes.
Fraude sistemática é encontrada no Sistema Escolar de Atlanta
Por Kim Severson
Publicado em: 05 de julho de 2011 New York Times, USA
ATLANTA – Uma investigação do Estado divulgada terça-feira mostrou fraude desenfreada e sistemática nos resultados dos testes nas escolas públicas há muito conturbadas desta cidade, encerrando dois anos de ceticismo crescente sobre as melhorias notáveis exaltadas pelos dirigentes das escolas. O inquérito revelou que a administração da ex-superintendente Beverly L. Hall puniu delatores, escondeu ou manipulou informações e alterou documentos.
Os resultados da investigação, divulgados pelo Governador Nathan Deal, mostrou que a fraude ocorreu em 44 escolas e envolveu pelo menos 178 professores e diretores, quase metade dos quais confessou, disse o governador.
Continue lendo em (inglês):
http://www.nytimes.com/2011/07/06/education/06atlanta.html?_r=1&ref=education