O manifesto dos “novos reformadores”

Postado originalmente na Uol em dezembro/2010

Enquanto vou lendo o Manifesto, disponibilizo link que leva a um documento divulgado dia 16-12-2010 e que mostra como pretendem os liberais/empresários dar o embate com as questões educacionais no Brasil. Aparentemente, deveria ser o plano de governo de Serra para a área da educação, caso fosse eleito. Não sendo, é agora apresentado re-editado e ampliado como “plano da sociedade” – multipartidário.

O documento é muito elucidativo e reitera vários aspectos que tenho insistido neste blog. Ele é uma proposta de um verdadeiro controle paralelo da educação no país, para atender interesses corporativos das corporações empresariais e setores liberais/conservadores que perderam a eleição e que, agora, entram na luta ideológica para tentar definir a política educacional do governo.

Vou comentá-lo em uma série de postagens com maior detalhe.

Eis sua origem: “As discussões tiveram início no dia 25 de maio deste ano, quando os especialistas – Cláudio de Moura e Castro, Eduardo Giannetti da Fonseca, Francisco Soares, Jamil Cury, Luis Carlos Menezes, Maria Helena Guimarães de Castro, Guiomar Namo de Mello, Mauro Aguiar, Mozart Neves Ramos, Reynaldo Fernandes, Eunice Ribeiro Duhran e Ruben Klein – foram convidados a responder a pergunta: “Caso fosse eleito presidente da República, quais as cinco grandes ações que tomaria para resolver o problema da qualidade do ensino público básico?”.”

Mas vale a pena ser lido no site da Parceiros da Educação:

 http://www.parceirosdaeducacao.org.br/evento_propostas/index.html

O link acima foi retirado de circulação pela Parceiros da Educação. No entanto conseguimos recuperar um resumo do que foi esta proposta. Também na série de análises que publicamos aqui nesta seção do blog foram sendo recuperadas as principais ideias do documento.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em A proposta, Links para pesquisas, Postagens antigas da UOL, Responsabilização/accountability e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s