Postado originalmente na Uol em 13/09/2010
Making de Grades: my misadventures in the standardized testing industry (Sausalito: PoliPointPress, 2009) é um livro de Todd Farley contando sua experiência de trabalhar durante 15 anos no interior das indústrias que realizam testes educacionais nos Estados Unidos. Segundo o autor:
“se você conhecesse o que eu conheço sobre esta indústria, você ficaria horrorizado com a idéia de um teste estandartizado ser um fator decisivo no futuro de até mesmo um único estudante, professor, distrito ou estado. Eu, pessoalmente, fico absolutamente perplexo com esta possibilidade. A idéia dos formuladores de política de ignorar as avaliações dos professores nas salas de aula, os quais passam dias com seus alunos nos distritos, e ouvir a opinião de alguma indústria de teste (frequentemente empresas “lucrativas”) distante em um estado é, em minha opinião, estupidez. É jocoso. “
Enfim, aí temos uma opinião de quem conheceu por dentro como opera tal indústria, no país que mais faz uso de testes. O livro está receado de situações que descrevem e fundamentam esta opinião geral (252 práginas).