Limite do modelo finlandês

O modelo finlandês que está sendo colocado como referência para os que somos contra a política dos reformadores empresariais da educação tem virtudes importantes: associa a confiança no professor a uma série de condições operacionais que, em seu conjunto, permitem que a educação na Finlândia tenha uma posição de destaque nas avaliações internacionais. Uma visão geral pode ser vista aqui.

Entretanto, apesar de seu acerto, há uma limitação neste modelo, se pensarmos mais detidamente em termos da criação de uma responsabilização participativa. Nesta, sem querer diminuir a importância do professor, outros atores da escola são chamados a participar do processo de pactuação da qualidade no interior da instituição.

O modelo finlandês pôde prescindir disso pelo fato de que as condições operacionais do sistema educacional já estavam dadas. Não é o nosso caso. Por aqui, tais condições estão longe de estar asseguradas e será necessário organizar as escolas para lutar contra a política dos reformadores empresariais e pela inclusão das condições necessárias na política educacional.

Neste sentido, toda a escola tem que se organizar. Isso, no entanto, não será conseguido se focarmos exclusivamente no professor. É a escola em seu conjunto que deve participar, inclusive os pais. No caso dos alunos, há um ganho adicional: a mobilização destes torna-os mais organicamente ligados à escola e motivados para desenvolver outras habilidades ligadas à organização e participação no coletivo.

Portanto, enquanto a Finlândia permanece como um modelo final a ser atingido, em nosso caso, distantes desta política, teremos que ter uma visão mais ampla da mobilização das escolas envolvendo todos os seus atores.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Responsabilização participativa. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s