Califórnia suspende seu “ENEM” obrigatório

O Blog de Diane Ravitch informa que a Califórnia decidiu suspender seu exame final obrigatório do ensino médio. Como a medida tem efeito retroativo até 2006, os 32.000 estudantes que foram considerados inaptos por não conseguirem passar neste exame final, agora foram considerados aptos e devem receber seus diplomas. A questão está sendo encontrá-los.

A nova lei, assinada pelo governador quarta-feira, não só revogou a exigência do exame final retroativamente até 2006, mas também suspendeu-o até 2017. Os funcionários do Estado agora devem decidir se desejam criar um novo teste alinhado com os novos padrões da Base Nacional Comum americana ou encontrar uma outra maneira de verificar o nível de proficiência acadêmica necessário para obter o diploma.

Segundo o San Francisco Gate:

“Os pesquisadores geralmente concordam que o Exame Final na Califórnia, e outros testes similares em todo o país, não resultaram em diplomados mais qualificados. Aqueles que não passavam eram mais provavelmente alunos de cor e do gênero feminino, disse o professor Sean Reardon da Stanford University Graduate School of Education.

Estudos mostraram que muitos estudantes da Califórnia que não passaram no exame final, bem como aqueles que o fizeram quando ele se destinava a outros indicadores académicos, tais como testes padronizados anuais e trabalho de classe, indicam que outros fatores mais do que a capacidade acadêmica podem estar em jogo. Reardon afirmou que a natureza de alto impacto do teste, e o medo do fracasso com base em estereótipos relacionados com a raça ou gênero, podem oferecer uma explicação.”

Políticas de responsabilização verticalizadas baseadas em testes “decisivos” para os alunos, como é um exame final, têm se revelado destrutoras e não promotoras da formação dos estudantes. Enquanto isso, nós vamos embarcando naquilo que já não deu certo. Diz o nosso PNE:

7.7) (…) incorporar o Exame Nacional do Ensino Médio, assegurada a sua universalização, ao sistema de avaliação da educação básica (…).

Está aberta a porta para que ele seja considerado obrigatório na conclusão do ensino médio brasileiro. De fato, o ENEM não é um exame que verifique qualidade. Ele é simplesmente um processo de seleção para prosseguir estudos em nível superior.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Enem, Meritocracia, Responsabilização/accountability. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Califórnia suspende seu “ENEM” obrigatório

  1. Marlon disse:

    O resultado desta pesquisas não me surpreende. Michael Apple em Ideologia e Currículo já deixa bem claro sobre os interesses que permeiam o currículo estadunidense. Os testes padronizados só é mais uma ferramenta dos grupos dominantes em reafirmar o capital cultural e seu poder hegemonico.

  2. Priscylla Karollyne disse:

    Uma decisão tomada a partir da análise dos resultados que acirram ainda mais as desigualdades sociais, desigualdades essas sob égide de uma educação para todos. De fato, com a entrada no ensino superior ampliada com o ENEM (através do SISu) nas universidades públicas, por exemplo, já é possível antecipar ainda mais os futuros resultados quanto as desigualdades em seu acesso entre “os mais preparados” e os “menos preparados” que a gente sabe muito bem a quem repousa seus devidos lugares e de que posição socioeconômica advêm.

  3. Priscylla Karollyne disse:

    Mesmo se tratando de uma situação particular do estado norteamericano, não podemos deixar de inferir reflexões em torno das comparações com o nosso sistema avaliativo nacional já que ambos atendem aos preceitos e interesses das organizações internacionais, por exemplo.

  4. Pingback: Fini: sem punição na medicina | AVALIAÇÃO EDUCACIONAL – Blog do Freitas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s