Decreto sobre formação de profissionais da educação básica (professores e funcionários de escola) é promulgado. Em uma primeira análise, o decreto não propõe uma articulação com a lógica de avaliação do ENAMEB e do SINAEB, o que é bom, mas mantém a prova nacional para docentes com a finalidade de subsidiar a realização de concursos públicos para ingresso:
Art. 17. O Ministério da Educação coordenará a realização de prova nacional para docentes para subsidiar os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, mediante adesão, na realização de concursos públicos de admissão de profissionais do magistério da educação básica pública, de maneira a harmonizar a conclusão da formação inicial com o início do exercício profissional.
Baixe aqui o Decreto promulgado.
O texto não esconde a intenção da prova em “harmonizar a conclusão da formação inicial com o início do exercício profissional”, o que conduzirá ao alinhamento das agências formadores com a base comum da formação de professores que está sendo feita pela SEB. A prova nacional mencionada no decreto também será articulada com a base nacional comum curricular em desenvolvimento no CNE e quase inevitavelmente tenderá a se articular com o ENAMEB quando este for aprovado no Congresso.
Leia também estudo do IPEA de 2014 propondo que o exame nacional docente seja um processo de certificação de professores.
Leia mais sobre a Prova Docente e certificação aqui.
Pingback: SAI DECRETO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico
Pra que os professores precisam estudar tanto se tem que fazer com que o aluno passe mesmo não sabendo ler e escrever, o governo não quer que o povo aprenda então pra que exigir dos profissionais da educação mais e mais estudos!!! A educação tem que mudar no sentido de os alunos respeitar os professores, mas não hoje em dia todos os direitos aos alunos e nem um direito aos professores, então não vale a pena estudar tando pra ser desrrespeitdo na sala de aula, quando não surrado!!!
Não acredito nestas provas.
As vezes algumas pessoas tem a maior facilidade para estudar e fazer uma ótima avaliação e na hora de ministrar aulas é um fracasso, na hora de administrar uma escola é um horror. Não sabem nada na prática.
Gostaria de saber,se esta prova sera realizada para os professores que já fazem parte de um quadro efetivo ou para os que irão compor a partir deste ano.
Para os irão ingressar.
Grata por suas contribuições Professor! Por meio delas, nos provoca a pensar e rever nosso entendimento da educação brasileira!