Na merenda pode…

Para o exterior, está vetada a venda de carne das empresas suspeitas de fraude. E para o prato das crianças na merenda escolar, pode? Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, além dos testes habituais (que nunca detectaram nada), as empresas deram garantias de que a carne é boa, pasme…

Afinal, se as empresas não puderem vender nem para o exterior e nem para o interior, vão ser fechados postos de trabalho, será um caos…. Eis a fala “padrão” no governo federal e na mídia. Em resumo: não pode ser detida a cadeia de geração de lucro.

Em nome de abrir emprego, tudo pode: rever a previdência, mudar as leis trabalhistas, carne podre para crianças (já detectada no Paraná), etc. Ninguém cumprimentou a PF pelo feito. Até vale, agora, criticar a Polícia Federal por excesso. A notícia não repercute na mídia pelos efeitos na saúde das pessoas, mas pelos efeitos na saúde do bolso dos empresários. Aí está o poder da mídia, por um lado, e o poder dos políticos quando se alinham aos empresários.

Segundo o Ministro da Agricultura:

“— Você não pode tratar as questões econômicas com a mesma ligeireza da cobertura das futricas do Salão Verde e do Salão Azul, da Câmara dos Deputados e do Senado. No mercado europeu, por exemplo, França e Irlanda disputam palmo a palmo com a carne brasileira — completou.”

Mesmo que a PF tenha dito que tem mais dados – estes sigilosos – sobre a tal carne podre, não conta. Tem que escoar o que já está “produzido”, afinal.

Esta é a lógica que permeia a democracia representativa da aliança político-midiática-empresarial.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Na merenda pode…

  1. Pingback: Na merenda pode… | O LADO ESCURO DA LUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s