Paraíba: governo nega privatizar educação

Ricardo Coutinho (PSB), governador da Paraíba, jura que não quer privatizar ou terceirizar a rede estadual.

Relembre aqui.

“Nós estamos em ritmo diferenciado de outros governantes. Eu jamais acharia correto e nem faria a privatização ou a terceirização das escolas públicas da Paraíba”, disse.

O governador explicou que o que está fazendo é regularizando a situação dos trabalhadores, que hoje não têm nenhum direito e, ao mesmo tempo, dando para as escolas agilidade nos serviços.”

Leia mais aqui.

O discurso é sempre este. Consideram que privatizar é vender. Como as escolas não são vendidas, então não estão privatizando. Já aprendemos isso com Raquel Teixeira em Goiás. Ou então, consideram que privatizar ou terceirizar os “serviços de apoio” não deve ser considerado terceirização, pois não estão envolvendo a parte pedagógica. Também já aprendemos este discurso.

É sempre assim, os processos de privatização começam por onde há menos organização e resistência dos trabalhadores. Depois, são ampliados. No caso da Paraíba, vem com o requinte de se dizer que a privatização é para “garantir direitos dos trabalhadores”. O que acontece é que, primeiro o governo predou a atuação destes servidores e agora fala em garantir direitos terceirizando. Esta também foi a justificativa para se passar no Congresso a Lei de Terceirização.

A escola não é um “negócio” em que se pode esquartejar os colaboradores como em uma empresa. Todos os profissionais da escola estão ligados à ação educativa da escola – inclusive o que são chamados de “serviço de apoio”. Não podem ser colocados ou tirados ao sabor das necessidades das provedoras de pessoal terceirizadas, pois rompem a atuação orgânica da escola.

A Paraíba não deve cair neste “conto”.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Escolas Charters, Privatização e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s