Educadores americanos contra reformas falidas

Proteger as crianças, empoderar os educadores e investir na escola pública: eis as bases de uma Declaração divulgada hoje nos Estados Unidos contra a política de desgaste do magistério e privatização das escolas públicas (por vouchers e por terceirização de gestão) e que colocam em risco as crianças. Mais de 200 nomes da educação americana assinam a Declaração.

“Ao abdicar da responsabilidade de proteger e cuidar de todas as crianças, atacar mais do que valorizar e capacitar os professores, e negar-se a investir adequadamente em escolas públicas controladas localmente, o governo federal está minando a educação pública e levando-a ao fracasso. Não se equivoquem, a retórica e as ações da administração atual se baseiam em décadas de reformas falidas que causam dano fundamentalmente a nossas crianças, nossas escolas e nossa democracia. Para manter uma sociedade democrática, deve-se oferecer a melhor educação a todos e a cada uma de nossas crianças. Pode-se fazer isso cuidando e cultivando os conhecimentos, habilidades e disposição para questionar criticamente e imaginar corajosamente, tomar decisões e ações informadas e independentes, valorizar os estudantes e suas comunidades, e trabalhar e viver coletivamente com outros para construir um melhor amanhã para todos. Estas são as mesmas coisas que esperamos de nós mesmos como líderes educativos e também dos líderes de nosso país.

Nos unimos a um sem número de outros na exigência de um futuro melhor para nossas crianças e nosso país, e estamos dispostos a colaborar com os líderes federais e todos os que se preocupam com a educação pública à medida que trabalhamos para levar a cabo esta visão na realidade.”

Baixe aqui a íntegra (em inglês)

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s