Educação Especial pode regredir “20 anos em 2”

Juízes, promotores e especialistas exigem do MEC a abertura de amplo debate sobre mudanças na política de educação para crianças portadoras de necessidades especiais, em estudo no MEC. Eles temem que estas crianças e adolescentes voltem a ser excluídos da escola regular.

Leia matéria completa aqui na RBA.

Pesquisadores do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (Leped), da Faculdade de Educação da Unicamp examinaram a proposta. Eles elaboraram uma análise das propostas em discussão e concluíram que:

“O que é preciso, agora, é avançar. É continuar investindo em formação continuada (em serviço, nas escolas), em cursos de aperfeiçoamento e especialização, em parcerias com as Instituições de Ensino Superior para a formação e para pesquisas na área, em provimento de tecnologia assistiva, equipamentos e materiais para as escolas, em ampliação do número de Salas de Recursos Multifuncionais e no aumento dos investimentos, para prover a Educação Especial de tudo o que lhe é devido.

O que ora denunciamos, quanto aos tópicos do documento preliminar de “atualização” apresentado na reunião do dia 16 de abril pela equipe do MEC, é que essa proposta de reforma da PNEEPEI carece de ser urgentemente discutida, com todo o conjunto da sociedade, no sentido de avançar, jamais de retroceder.”

Leia aqui documento analítico do LEPED/UNICAMP.

No documento analítico do LEPED é possível encontrar no Anexo I os slides apresentados pelo MEC em reunião de 16 de abril  deste ano onde discute a revisão do PNEE.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Links para pesquisas, Mendonça no Ministério, Segregação/exclusão e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s