Charters: relatório da Flórida falha na metodologia

Um novo relatório divulgado pela Flórida (USA) tenta advogar pela superioridade das escolas charters e vouchers. O National Educational Policy Center – NEPC – analisou o relatório e mostra as deficiências metodológicas que o tornam pouco relevante para orientar política pública.

“Recentemente, o Departamento de Educação da Flórida publicou um relatório que consiste quase inteiramente em gráficos simples comparando níveis de aproveitamento, lacunas de desempenho e ganhos de desempenho em testes estaduais entre alunos de escolas charters e de escolas públicas regulares. O comunicado de imprensa do Departamento divulgou o relatório mostrando que os alunos da escola charter do estado superam consistentemente seus pares em escolas públicas.

O comunicado também cita o Secretário de Educação da Flórida afirmando em várias estações de televisão, jornais e sites on line que o “relatório fornece mais evidências de que as políticas de escolha da escola são adequadas para a Flórida” e que “não há como negar que a escolha da escola [pelos pais] funciona”.

No entanto, comparações simples como as apresentadas neste relatório revelam muito pouco sobre a eficácia relativa das escolas charter. Robert Bifulco, da Syracuse University, analisou o estudo e mostra que ele é de uso extremamente limitado.”

Acesse a revisão do NEPC, por Robert Bifulco, aqui.

Acesse o relatório “Student Achievement in Florida’s Charter Schools: A Comparison of the Performance of Charter School Students with Traditional Public School Students”, aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Escolas Charters, Responsabilização/accountability, Segregação/exclusão, Vouchers e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Charters: relatório da Flórida falha na metodologia

  1. kabar disse:

    NÃO DESEJO MAIS RECEBER ESSAS NOTIFICAÇÕES, OBRIGADA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s