O Conselho Nacional de Educação aprovou nesta terça (7-7-20) novo Parecer em que reforça e explicita posições de Parecer anterior de 28 de abril de 2020 – informa Júlia Marques e Renata Cafardo de “O Estado de S. Paulo”. Além de recomendar que se evite reprovação em 2020, o que pode levar a um aumento de evasão, o documento também sugere alterações curriculares a cargo dos sistemas de ensino, inclusive antecipando o início do ano letivo de 2021 com aumento de dias letivos:
“Em relação ao calendário escolar, o documento considera a possibilidade de planejar “um continuum curricular 2020-2021”, quando não for possível cumprir os objetivos de aprendizagem previstos no calendário escolar de 2020. “
O documento também sugere que “as avaliações diagnósticas externas mais estruturadas sejam implementadas somente após o período de acolhimento e de reorganização das rotinas escolares”.
Leia mais aqui.
Segundo outro veículo, o Correio Brasiliense, o documento foi enviado ao MEC para homologação, e a expectativa é que seja publicado até o início da próxima semana, como informou em sessão por videoconferência da Câmara dos Deputados Carolina Cristina Martins Cavalcante, diretora de programa do ministério.
Leia aqui.
Veja também a reunião da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que foi destinada a acompanhar o Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 no Brasil. Parlamentares e representantes da saúde e da educação debateram as condições para a retomada das atividades escolares. Veja abaixo.
Pingback: Educação pelo Brasil, edição 284 – Jornal Pensar a Educação em Pauta