A burrice americana… e a brasileira

Postado originalmente na Uol em 1/10/2010

Lucas Mendes ecoa os equívocos da política educacional americana em seu blog com o texto que reproduzo abaixo. Ele o intitula de “a burrice americana”. Considero seu texto um exemplo da “burrice brasileira”, a mania de copiar americanos no velho estilo: “o que é bom para os americanos é bom para o Brasil”. Cita as escolas charters como se elas fizessem diferença nos Estados Unidos. Já mostrei aqui, recentemente, como os estudos desmentem isso. Culpa os sindicados de professores americanos como se eles fossem a causa de todos os males, sem considerar outros fatores sociais, como a pobreza. Típico raciocínio de terceiro mundo deslumbrado com o primeiro… Leia você mesmo abaixo.

A burisse americana

Lucas Mendes

De Nova York para a BBC Brasil

Os americanos não eram burros. A burrice começou na década de 70, culpa de políticos oportunistas e, maior ainda, dos sindicatos dos professores de escolas publicas que conseguiram proteções e vantagens extraordinárias como a estabilidade, uma espécie de cátedra. Depois de três anos de trabalho, é quase impossível demitir um professor de uma escola pública.

Os salários são baixos. A maioria dos professores são atraídos pela moleza: mais dias de férias, poucas horas de trabalho e pensões generosas, mas a profissão atrai um numero baixíssimo de bons universitários. Nos três países líderes em educação – Finlândia, Cingapura e Coreia do Sul – os professores vêm da nata das universidades, têm salários altos e prestígio social.

Continue lendo em:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,lucas-mendes-a-burisse-americana,617631,0.htm

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Meritocracia, Postagens antigas da UOL, Responsabilização/accountability. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s