PISA: concepção questionada

Algumas semanas atrás divulgamos um manifesto com mais de 80 pesquisadores ao redor do mundo que se posicionaram preocupados com os impactos do PISA nas redes de seus respectivos países.

Em resposta, a OCDE que organiza o PISA articulou um manifesto dos que a apoiam, tendo entre seus autores principais Eric Hanushek, o braço direito do complexo industrial de testes americano. Um grupo de aproximadamente 20 pesquisadores brasileiros disponibilizou seu nome em defesa do PISA, juntando-se a este manifesto.

Em contraposição a estes pesquisadores que apoiam a lógica do PISA, devemos lembrar de abaixo assinado que organizamos recentemente e que já conta com mais de 700 assinaturas endossando a necessidade de novas abordagens participativas para a avaliação da educação.

Ainda há tempo de participar deste abaixo assinado e incorporar-se a este movimento que, conceitualmente, aproxima-se das preocupações manifestadas pelas 80 personalidades mundiais em relação ao PISA. Assine aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Pisa, Responsabilização participativa, Responsabilização/accountability e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s