Cada turbulência política que ameaça tirar Mercadante da Casa Civil, aparece o boato de que ele irá voltar para o Ministério da Educação. Como isso é cíclico, estamos agora com nova onda de boatos sobre “a volta”.
Janine tem confidenciado a assessores seu desconforto. O MEC nega. Para a educação, a substituição de Janine por Mercadante não é uma boa troca. Mercadante já passou pelo Ministério da Educação e o que se viu foi que o lugar é pequeno para seus objetivos. Passava mais tempo pensando na política nacional do que nos problemas da pasta, a qual era conduzida de fato por Paim, que era seu secretário executivo. Além disso, não conhece suficientemente os problemas da área.
No entanto, é preciso dar autonomia para Janine inclusive definir seus secretários. Até hoje o Ministro não conseguiu alterar a composição de Secretarias deixadas por Cid Gomes. A Secretaria de Educação Básica do MEC é uma delas, tendo estado em permanente rota de colisão com as principais entidades da área da educação. Hoje o Ministério está engessado pela Casa Civil que é conduzida por Mercadante.
Professor! tenho acompanhado seu blog, considero sua contribuição para a educação do país como um grande ganho! Parabéns!!
Professor, gosto muito dos seus textos. Conheci seu trabalho ao realizar a prova do mérito da SEE/SP, e são muito esclarecedoras suas colocações a respeito da educação brasileira. Vou continuar acompanhando com muita atenção. Parabéns, um abração.