Mercadante: I’ll be back!?

Cada turbulência política que ameaça tirar Mercadante da Casa Civil, aparece o boato de que ele irá voltar para o Ministério da Educação. Como isso é cíclico, estamos agora com nova onda de boatos sobre “a volta”.

Janine tem confidenciado a assessores seu desconforto. O MEC nega. Para a educação, a substituição de Janine por Mercadante não é uma boa troca. Mercadante já passou pelo Ministério da Educação e o que se viu foi que o lugar é pequeno para seus objetivos. Passava mais tempo pensando na política nacional do que nos problemas da pasta, a qual era conduzida de fato por Paim, que era seu secretário executivo. Além disso, não conhece suficientemente os problemas da área.

No entanto, é preciso dar autonomia para Janine inclusive definir seus secretários. Até hoje o Ministro não conseguiu alterar a composição de Secretarias deixadas por Cid Gomes. A Secretaria de Educação Básica do MEC é uma delas, tendo estado em permanente rota de colisão com as principais entidades da área da educação. Hoje o Ministério está engessado pela Casa Civil que é conduzida por Mercadante.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Mercadante: I’ll be back!?

  1. Ana Lúcia Serrou disse:

    Professor! tenho acompanhado seu blog, considero sua contribuição para a educação do país como um grande ganho! Parabéns!!

  2. Janete Nassar disse:

    Professor, gosto muito dos seus textos. Conheci seu trabalho ao realizar a prova do mérito da SEE/SP, e são muito esclarecedoras suas colocações a respeito da educação brasileira. Vou continuar acompanhando com muita atenção. Parabéns, um abração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s